segunda-feira, 8 de junho de 2009

José Domingos Raffaelli , jornalista e crítico de jazz

A fotografia é o documento que eterniza a atividade humana em todos os momentos. Antonio Duarte é um profissional dedicado que não vive sem sua máquina fotográfica e uma das suas grandes paixões é o jazz. O binômio jazz & fotografia faz parte de sua vida. Ele está sempre presente para retratar os músicos em ação em concertos, festivais, clubes noturnos ou quaisquer outras apresentações.

Antonio Duarte é um esmerado artesão na sua arte. Ele focaliza os músicos com a percepção de quem conhece seu ofício como poucos. Cada foto sua parece indicar uma relação íntima entre os músicos e a sua lente, como se trocassem idéias, mesmo quando os focalizados não se apercebem de suas idéias, mesmo quando os focalizados não se apercebem de sua presença. É algo místico, misterioso e indecifrável. Qual um caçador espreita atentamente sua caça, ele sabe o momento exato de captar o artista em ação. É algo instintivo que impulsiona numa fração de segundo sua mente e seus dedos ágeis para o click definitivo.

Muitos profissionais da fotografia em todo o mundo dedicam suas vidas a perpetuar os músicos de jazz através da sua lente e Antonio Duarte é um dos mais talentosos. A exposição dos seus trabalhos é um reconhecimento ao seu talento e à sua dedicação ao jazz de muitos anos.


José Domingos Raffaelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário